A limpeza química em trocador de calor é feita com a ajuda de produtos químicos, que tem função de remover as incrustações que se juntam no equipamento depois de algum tempo de utilização. Essa limpeza química deve sempre ser realizada por profissionais que são aptos para a realização.
O procedimento pode ser feito com a diluição do produto químico na água, dentro de um tanque de bomba de circulação, havendo a necessidade de isolar o trocador do circuito, drenar o trocador e circular a solução.
Você pode se interessar também por limpeza de trocador de calor. Veja mais detalhes ou solicite um orçamento gratuito com um dos fornecedores disponíveis!
O período de reação do produto para realizar a limpeza total ou parcial do trocador de calor, é ligado às variáveis de qualidade da água em sua dureza e minerais, se é fornecida de rio ou poço artesiano e no caso de trocadores a ar quais e quanto de substâncias impuras estão suspensas no ar que circula no trocador de calor.
Uso da limpeza química em trocador de calor
A limpeza química de trocador de calor é recomendada para diversas aplicações no setor industrial que utilizam equipamentos permutadores de calor dos tipos a água ou a ar, como:
- Sistemas de aquecimento;
- Refrigeração;
- Processo com manipulação de gases;
- Procedimentos realizados por indústrias alimentícias;
- Indústrias químicas e petroquímicas;
- Ar-condicionado;
- Setor de geração de energia;
- Tratamento de água.
A limpeza química em trocador de calor é realizada de um modo para contribuir o perfeito funcionamento do equipamento, sem acúmulo de resíduos.
Solicite já um orçamento!