Principais características do trocador de placas gaxetadas
O termo "trocador de calor a placas" e a sigla PHE (plate heat exchanger) são normalmente usados para representar o tipo mais comum de trocador a placas: o "trocador de calor a placas com gaxetas" (gasketed plate heat exchanger ou plate and frame heat exchanger). Entretanto, existem ainda outros tipos menos comuns de trocadores a placas, como o espiral ou o de lamela. Em todos eles, os fluidos escoam por estreitos canais e trocam calor através de finas chapas metálicas.
Neste artigo serão apresentados os trocadores a placas com gaxetas, destacando suas principais características de construção e de operação.
Informações técnicas sobre o trocador de placas gaxetadas
As placas do PHE possuem orifícios nos cantos para a passagem dos fluidos e são seladas nas extremidades por gaxetas (também chamadas de juntas) de material elastomérico. Quando as placas são alinhadas e prensadas no pedestal, forma-se entre elas uma série de canais paralelos de escoamento.
A parte central da placa é corrugada (ondulada) para aumentar a turbulência do escoamento dentro destes canais e também para aumentar a resistência mecânica do pacote de placas, que pode ter de 3 a 700 placas dependendo da capacidade do pedestal.
Vantagens do trocador de placas gaxetadas
- Flexibilidade de alteração da área de troca térmica;
- Fornece grandes áreas de troca ocupando pouco espaço;
- Pode operar com mais de dois fluidos;
- Apresenta elevados coeficientes de transferência de calor;
- Incrustação reduzida em função da turbulência, ocasionando menos paradas para limpeza
- Baixo custo inicial;
- Não é necessário isolamento;
- Entre outros.
Acesse o link e garanta agora mesmo seu orçamento!
Dúvidas ou maiores informações sobre o trocador de placas gaxetadas, contate diretamente as empresas!